Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Writing /var/www/html/linuxmint.com.br/wiki/data/cache/cache_stats.txt failed
grub_customizer
Writing /var/www/html/linuxmint.com.br/wiki/data/cache/cache_stats.txt failed

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

grub_customizer [2011/06/07 13:56]
158
grub_customizer [2012/04/14 05:54]
Linha 1: Linha 1:
-====== GRUB Customizer ====== 
-**GRUB Customizer** é um boot loader, aplicativo com o qual você pode personalizar seu menu de entrada, quando for //​dual-boot//​ ou mais. O GRUB Customizer permite ao usuário adicionar, remover, congelar, renomear e reordenar os itens do menu de inicialização. Permitirá também mudanças de configuração para o Grub2, como imagem de fundo e menu de "​timeout"​. Para os usuários de longa data familiarizado com //​StartUp-Manager//,​ este aplicativo executa muitas das mesmas capacidades,​ com opções adicionais. 
- 
-Para quem quer dar uma incrementada no visual do GRUB, só achou o BURG para fazer isso, mas o achou complicado demais ou não conseguiu instalá-lo corretamente,​ o GRUB Customizer é uma boa alternativa. 
- 
- 
-===== Instalação ===== 
-Pelo terminal, adicione o PPA pelo comando: 
-    sudo add-apt-repository ppa:​danielrichter2007/​grub-customizer 
-Depois, ainda no terminal, dê o comando: 
-    sudo apt-get update && sudo apt-get install grub-customizer 
-Concluída a instalação,​ o Grub Customizer pode ser encontrado em: **Aplicativos ⇒ Ferramentas do Sistema ⇒ Grub Customizer**. 
- 
-===== Interface e Recursos ===== 
-Quando se abre o GRUB Customizer, é apresentada a sua janela com a lista de entradas que o seu Grub2 tem atualmente. Poderá imediatamente alterar opções. No entanto, elas só terão efeito depois de efetivamente as aplicar, ou seja, depois de clicar no botão “Salvar”. 
- 
-{{ http://​fc01.deviantart.net/​fs70/​f/​2011/​087/​f/​6/​grub_customizer_by_malvescardoso-d3coh9i.png?​700x534 }} 
- 
-Cada entrada apresentada na janela tem associada um visto, que identifica como ativa ou não, ou seja, como visível ou não. Assim, para esconder (remover) alguma entrada, basta tirar o visto dela. 
- 
-Além de poder remover linhas do Grub2, esta aplicação ainda permite modificar a ordem delas. No casos em que se usa o Linux em dual boot com o Windows, por exemplo, possibilita a escolha do sistema operacional que carregará automaticamente por padrão. Para alterar a ordem, basta selecionar a linha que quer mover e clicar nos botões que têm setas. 
- 
-Quanto à escolha do sistema operacional padrão, esta aplicação também tem uma série de opções muito importantes que devem ser mensionadas. Ao clicar no botão "​Preferências",​ aparece uma janela com mais um conjunto de opções, mostrada na imagem acima. Entre as várias opções, existe uma chamada “Entrada Padrão”. Nesta parte, o usuário pode escolher uma opção entre dois conjuntos. Estes dois conjuntos têm algumas particularidades importantes:​ 
-  * Se escolher uma opção do lado esquerdo, em que é uma escolha por posição, então o Grub2 irá sempre selecionar a opção que tiver naquele lugar em definitivo, o que significa que, se a lista mudar (por exemplo com uma atualização do Kernel do Linux), é provável que essa entrada faça o Grub2 arrancar com algo diferente do normal. Por isso, esta opção é importante para quando se tem o Linux em primeiro lugar, em que se escolha a opção “Entrada 1 (por posição)” e, assim, sempre que atualizar algum kernel, o Grub2 escolhe sempre esse atualizado. Já pelo contrário, se prefere escolher como padrão o Windows, é preferível utilizar a opção do outro conjunto; 
-  ​ 
-  * O segundo conjunto de opções, as do lado direito, serve para escolher um sistema operacional em definitivo. Assim, mesmo que haja alteração da lista do Grub2, a escolha é sempre a mesma. É então indicada quando se quer ter o Windows como opção padrão e não é indicado escolher uma destas opções quando se tem o Linux como opção padrão, pois, se houver alguma atualização do Kernel, vai arrancar com uma opção desatualizada (a que escolheu e não a que foi instalada posteriormente). 
- 
-Por fim, o GRUB Customizer ainda apresenta outras opções para personalização do GRUB: alterar a resolução,​ mudar as cores do menu e colocar uma imagem de fundo. 
- 
-===== Referências ===== 
-  * [[http://​www.linuxmint.com.br/​modules/​newbb/​viewtopic.php?​topic_id=1044&​forum=2&​post_id=5548#​forumpost5548|Linux Mint Brasil]] 
-  * [[http://​www.ubuntudicas.com.br/​blog/​2011/​02/​personalize-seu-menu-grub/​|Ubuntu Dicas]] 
-  * [[http://​ubuntued.info/​como-mover-e-remover-as-entradas-do-grub2|Ubuntued]] 
- 
- 
- 
- 
- 
- 
- 
  
grub_customizer.txt · Última modificação: 2020/05/11 03:54 (edição externa)