Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Writing /var/www/html/linuxmint.com.br/wiki/data/cache/cache_stats.txt failed
burg
Writing /var/www/html/linuxmint.com.br/wiki/data/cache/cache_stats.txt failed

Essa é uma revisão anterior do documento!


BURG

O BURG (Brand-new Universal loadeR from Grub ou, em português literal, Novíssimo Carregador Universal do Grub) é um boot loader (carregador de boot) baseado no GRUB. Nada mais é que um Grub recompilado, com a capacidade de exibir temas animados na hora do boot. Mantém as mesmas configurações do Grub e qualquer um com experiência neste, domina-lo-á tranquilamente.

O BURG tem um sistema de menu altamente configurável, que trabalha em “modo texto” e em “modo gráfico”. Características adicionais, como suporte a fluxos e entrada múltipla de dispositivos de saída também são previstas.

Instalação

Primeiramente, pelo terminal, adicione o PPA e recarregue a lista de repositórios: ⇒ Para versões anteriores ao Linux Mint 11 “Katya” (obsoleta desde outubro de 2012), use:

  sudo add-apt-repository ppa:bean123ch/burg && sudo apt-get update

⇒ Para o Linux Mint “Katya”, use:

  sudo add-apt-repository ppa:n-muench/burg && sudo apt-get update

⇒ Para as atuais versões do Linux Mint, use:

  sudo add-apt-repository ppa:n-muench/burg && sudo apt-get update


Depois, ainda no terminal, para instalar: ⇒ Para versões anteriores ao Linux Mint “Katya”, use:

  sudo apt-get install burg burg-themes

⇒ Para o Linux Mint “Katya”, use:

  sudo apt-get install burg burg-common burg-emu burg-pc burg-themes burg-themes-common

⇒ Para as atuais versões do Linux Mint, use:

  sudo apt-get install burg burg-themes


Agora, é só acompanhar a instalação até que se abram as telas abaixo:

Nestas três primeiras telas, salvo em casos particulares ou quando se queira modificar, basta-se apenas confirmar com o “OK” e seguir com a instalação.

Nesta última tela, selecione com a barra de espaços a unidade onde o Grub está instalado e, portanto, onde será instalado o BURG.

Em todas as telas, para navegação, usa-se das setas direcionais. Para selecionar (marcar), usa-se da barra de espaços. Para chegar ao “OK”, usa-se a tecla de tabulação (TAB).
Concluída a instalação, reinicie o computador. Na inicialização, já se verá o BURG em ação.

Para alternar entre os temas, basta clicar na tecla “T”, para abrir a lista de opções. Navegue, usando as teclas direcionais para “cima” (Up) e para “baixo” (Down) e confirme no “Enter”.

Atalhos de Teclado

H ou F1 - Apresenta o diálogo de Ajuda T ou F2 - Abre o menu de seleção de temas F ou F7 - Lista os itens de inicialização dobrados N - Leva para o próximo item com a mesma classe W - Leva para o item próximo Windows U - Leva para o item próximo Ubuntu E - Edita o comando de item de inicialização atual C - Abre uma janela de terminal 2 - Abre duas janelas de terminal F6 - Alterna janela no modo de terminal duplo I - Apresenta informações sobre o tema Q - Abre o menu convencional do grub F8 - Alterna entre os modos “Gráfico” e “Texto” ESC - Fecha o menu de contexto ou caixa de diálogo atual Ctrl+X ou F5 - Conclui o “Modo Editar” F10 - Reboot F9 - Shutdown

Dicas Adicionais

⇒ Havendo necessidade de reinstalar o BURG na MBR da sua máquina para que ele inicie com o computador, digite o comando:

  sudo burg-install /dev/sda

⇒ Para o BURG atualizar a lista de sistemas operacionais do seu computador, digite o comando:

  sudo update-burg

⇒ Se você estiver dentro do seu sistema operacional e quiser ver ou testar temas do BURG, pode usar o seguinte comando no terminal:

  sudo burg-emu 

⇒ Se você precisar mudar alguma configuração do BURG, deve editar o arquivo “burg.cfg”, contido na pasta /boot/burg. Para editar, use o comando:

  sudo gedit /boot/burg/burg.cfg

⇒ Se quiser mudar o tempo com que o sistema selecionado é carregado automaticamente, procure no arquivo em questão a linha “set timeout=” e mude o 5 (esse é o padrão) para o tempo que você quiser, em segundos.

Referências

burg.1436369972.txt.gz · Última modificação: 2020/05/11 03:54 (edição externa)