Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Writing /var/www/html/linuxmint.com.br/wiki/data/cache/cache_stats.txt failed
burg
Writing /var/www/html/linuxmint.com.br/wiki/data/cache/cache_stats.txt failed

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
burg [2015/07/08 14:13]
158
burg [2020/05/11 03:54] (atual)
Linha 1: Linha 1:
 ====== BURG ====== ====== BURG ======
-O **BURG** (**B**rand-new **U**niversal loade**R** from **G**rub ou, em português literal, //​Novíssimo Carregador Universal do Grub//) é um //boot loader// (carregador de boot) baseado no GRUB. Nada mais é que um //Grub recompilado//,​ com a capacidade de exibir temas animados na hora do boot. Mantém as mesmas configurações do Grub e qualquer um com experiência neste, domina-lo-á tranquilamente. ​+O **BURG** (**B**rand-new **U**niversal loade**R** from **G**rub ou, em português literal, //**Novíssimo Carregador Universal do Grub**//) é um //boot loader// (carregador de boot) baseado no GRUB. Nada mais é que um //Grub recompilado//,​ com a capacidade de exibir temas animados na hora do boot. Mantém as mesmas configurações do Grub e qualquer um com experiência neste, domina-lo-á tranquilamente. ​
  
-Atualizado 23-05-2012: burg é um boot loader novinho em folha baseada em GRUB. Ele usa um formato novo objeto que permite que ele seja construído em uma ampla gama de OS, incluindo Linux / Windows / OSX / Solaris / FreeBSD, etc Ele também ​tem um sistema de menu altamente configurável que trabalha em texto e modo gráfico. Características adicionais como suporte a fluxos e entrada múltipla de dispositivo ​de saída também são previstas. +O **BURG** ​tem um sistema de menu altamente configurávelque trabalha em "​modo ​texto" ​em "modo gráfico". Características adicionaiscomo **suporte a fluxos** **entrada múltipla de dispositivos ​de saída** também são previstas. 
-Neste post vamos mostrar como instalar o Ubuntu em Burg 11,04, 11,10, 12,04 e 12,​10"​Quantal Quetzal"​ e LinuxMint13 e 14.+\\ 
 +\\
  
 ===== Instalação ===== ===== Instalação =====
Linha 34: Linha 35:
 Concluída a instalação,​ reinicie o computador. Na inicialização,​ já se verá o BURG em ação. ​ Concluída a instalação,​ reinicie o computador. Na inicialização,​ já se verá o BURG em ação. ​
  
-{{ http://www.unixmen.com/wp-content/uploads/stories/ubuntu/burg-theme.png |}}+{{ http://orig13.deviantart.net/a614/f/2015/189/8/1/captura_de_tela_de_2015_07_08_12_01_32_by_malvescardoso-d90fvll.png?​800x449,​43 ​|}}
  
 Para alternar entre os temas, basta clicar na tecla "​T",​ para abrir a lista de opções. Navegue, usando as teclas direcionais para "​cima"​ (Up) e para "​baixo"​ (Down) e confirme no "​Enter"​. Para alternar entre os temas, basta clicar na tecla "​T",​ para abrir a lista de opções. Navegue, usando as teclas direcionais para "​cima"​ (Up) e para "​baixo"​ (Down) e confirme no "​Enter"​.
 +\\
 +\\
  
 ===== Atalhos de Teclado ===== ===== Atalhos de Teclado =====
-**T** - Abra menu de seleção de temas +  ​* **F1 ou h** - Abre diálogo de "​Ajuda"​ 
-**F** - Alternar entre o modo de dobrar +  * **F2 ou t** - Abre a lista de seleção de temas 
-**N** - Ir para o próximo item com mesma classe +  * **F3 ou r** - Lista as opções ​de resolução 
-**W** - Ir para o item próximo Windows +  * **F5 ou Ctrl-X** - Conclui ​edição 
-**U** - Ir para o item próximo Ubuntu +  * **F6** - Alterna entre janelas no modo de terminal duplo 
-**E** - Edite comando de item de inicialização atual +  * **F7** - Mostra itens guardados 
-**C** - Abra uma janela de terminal +  * **F8** - Alterna entre os modos gráfico e texto 
-**2** - Abra duas janelas de terminal +  * **F9** - Desliga ​computador 
-**H** - Apresentar ajuda de diálogo (apenas disponível no tema sora) +  * **F10** - Reenicia o computador 
-**I** - Exposição sobre diálogo (disponível apenas em tema sora) +  ​* ​**2** - Abre duas janelas de terminal 
-**Q** - Retornar ao menu grub de idade +  * **C** - Abre uma janela ​de terminal 
-**F5|Ctrl+X** - Concluir editar +  * **E** - Edita comando de item de inicialização atual 
-**F6** - Alterna janela no modo de terminal duplo +  * **F** - Lista os itens de inicialização dobrados 
-**F7** - Lista os itens de inicialização dobrado +  * **I** - Apresenta informações sobre o tema 
-**F8** - Alternar entre modo gráfico e texto +  * **N** - Leva para o próximo item com a mesma classe 
-**F9** - shutdown +  * **Q** - Abre menu convencional do grub 
-**F10** - reboot +  * **U** - Leva para o item próximo Ubuntu 
-**ESC** - sair do menu de contexto ​atual ou diálogo.+  * **W** - Leva para o item próximo Windows 
 +  ​* ​**ESC** - Fecha o menu de contexto ou caixa de diálogo ​atual 
 +\\ 
 +\\
  
 ===== Dicas Adicionais ===== ===== Dicas Adicionais =====
Linha 63: Linha 69:
 ⇒ Para o BURG atualizar a lista de sistemas operacionais do seu computador, digite o comando: ⇒ Para o BURG atualizar a lista de sistemas operacionais do seu computador, digite o comando:
     sudo update-burg     sudo update-burg
-⇒ Se você estiver dentro do seu sistema operacional e quiser ver ou testar temas do BURG, pode usar o seguinte ​comando no terminal: +⇒ Se você estiver dentro do seu sistema operacional e quiser ver ou testar temas do BURG ou outras configurações, pode usar o comando ​abaixo ​no terminal: 
-    sudo burg-emu  +    sudo burg-emu 
-{{ http://www.unixmen.com/wp-content/uploads/stories/burg4.png |}}+Todas as alterações realizadas em modo emulado, serão aplicadas de fato no BURG. 
 + 
 +{{ http://pre07.deviantart.net/972b/th/pre/f/​2015/​189/​4/​f/​captura_de_tela_de_2015_07_08_13_07_19_by_malvescardoso-d90g35i.png?​800x449,​63 ​|}}
 ⇒ Se você precisar mudar alguma configuração do BURG, deve editar o arquivo "​burg.cfg",​ contido na pasta **/​boot/​burg**. Para editar, use o comando: ⇒ Se você precisar mudar alguma configuração do BURG, deve editar o arquivo "​burg.cfg",​ contido na pasta **/​boot/​burg**. Para editar, use o comando:
     sudo gedit /​boot/​burg/​burg.cfg     sudo gedit /​boot/​burg/​burg.cfg
 ⇒ Se quiser mudar o tempo com que o sistema selecionado é carregado automaticamente,​ procure no arquivo em questão a linha "set timeout="​ e mude o **5** (esse é o padrão) para o tempo que você quiser, em segundos. ⇒ Se quiser mudar o tempo com que o sistema selecionado é carregado automaticamente,​ procure no arquivo em questão a linha "set timeout="​ e mude o **5** (esse é o padrão) para o tempo que você quiser, em segundos.
 +
 +⇒ Se quiser personalizar um tema, alterando o plano de fundo e/ou ícones, entre como administrador (root) na pasta **/​boot/​burg/​themes** e abra a pasta do tema que você quer personalizar. Uma dica é copiar a pasta do tema, deixando a pasta original intacta e renomear a nova pasta. Na pasta copiada, procure a imagem de fundo usada pelo tema e substitu-a por outra de mesma dimensão, formato e nome. Na subpasta "​icons",​ faça o mesmo processo, substituindo os ícones que irão ser apresentados no BURG. Se preferir (e tiver paciência),​ substitua todos os ícones da subpasta. Atente-se de que cada sistema é representado por dois ícones: um em **destaque** ou outro **não destacado**. Os dois devem ser substituídos. Feito isso, use o comando abaixo para atualizar a lista de temas. Na inicialização,​ usando o atalho de teclado apropriado, indicado aqui, selecione o tema personalizado.
 +    sudo update-burg
 +\\
 +\\
  
 ===== Referências ===== ===== Referências =====
burg.1436364828.txt.gz · Última modificação: 2020/05/11 03:54 (edição externa)