O BURG (Brand-new Universal loadeR from Grub ou, em português literal, Novíssimo Carregador Universal do Grub) é um boot loader (carregador de boot) baseado no GRUB. Nada mais é que um Grub recompilado, com a capacidade de exibir temas animados na hora do boot. Mantém as mesmas configurações do Grub e qualquer um com experiência neste, domina-lo-á tranquilamente.
O BURG tem um sistema de menu altamente configurável, que trabalha em “modo texto” e em “modo gráfico”. Características adicionais, como suporte a fluxos e entrada múltipla de dispositivos de saída também são previstas.
Primeiramente, pelo terminal, adicione o PPA e recarregue a lista de repositórios: ⇒ Para versões anteriores ao Linux Mint 11 “Katya” (obsoleta desde outubro de 2012), use:
sudo add-apt-repository ppa:bean123ch/burg && sudo apt-get update
⇒ Para o Linux Mint “Katya”, use:
sudo add-apt-repository ppa:n-muench/burg && sudo apt-get update
⇒ Para as atuais versões do Linux Mint, use:
sudo add-apt-repository ppa:n-muench/burg && sudo apt-get update
Depois, ainda no terminal, para instalar:
⇒ Para versões anteriores ao Linux Mint “Katya”, use:
sudo apt-get install burg burg-themes
⇒ Para o Linux Mint “Katya”, use:
sudo apt-get install burg burg-common burg-emu burg-pc burg-themes burg-themes-common
⇒ Para as atuais versões do Linux Mint, use:
sudo apt-get install burg burg-themes
Agora, é só acompanhar a instalação até que se abram as telas abaixo:
Nestas três primeiras telas, salvo em casos particulares ou quando se queira modificar, basta-se apenas confirmar com o “OK” e seguir com a instalação.
Nesta última tela, selecione com a barra de espaços a unidade onde o Grub está instalado e, portanto, onde será instalado o BURG.
Em todas as telas, para navegação, usa-se das setas direcionais. Para selecionar (marcar), usa-se da barra de espaços. Para chegar ao “OK”, usa-se a tecla de tabulação (TAB).
Concluída a instalação, reinicie o computador. Na inicialização, já se verá o BURG em ação.
Para alternar entre os temas, basta clicar na tecla “T”, para abrir a lista de opções. Navegue, usando as teclas direcionais para “cima” (Up) e para “baixo” (Down) e confirme no “Enter”.
⇒ Havendo necessidade de reinstalar o BURG na MBR da sua máquina para que ele inicie com o computador, digite o comando:
sudo burg-install /dev/sda
⇒ Para o BURG atualizar a lista de sistemas operacionais do seu computador, digite o comando:
sudo update-burg
⇒ Se você estiver dentro do seu sistema operacional e quiser ver ou testar temas do BURG ou outras configurações, pode usar o comando abaixo no terminal:
sudo burg-emu
Todas as alterações realizadas em modo emulado, serão aplicadas de fato no BURG.
⇒ Se você precisar mudar alguma configuração do BURG, deve editar o arquivo “burg.cfg”, contido na pasta /boot/burg. Para editar, use o comando:
sudo gedit /boot/burg/burg.cfg
⇒ Se quiser mudar o tempo com que o sistema selecionado é carregado automaticamente, procure no arquivo em questão a linha “set timeout=” e mude o 5 (esse é o padrão) para o tempo que você quiser, em segundos.
⇒ Se quiser personalizar um tema, alterando o plano de fundo e/ou ícones, entre como administrador (root) na pasta /boot/burg/themes e abra a pasta do tema que você quer personalizar. Uma dica é copiar a pasta do tema, deixando a pasta original intacta e renomear a nova pasta. Na pasta copiada, procure a imagem de fundo usada pelo tema e substitu-a por outra de mesma dimensão, formato e nome. Na subpasta “icons”, faça o mesmo processo, substituindo os ícones que irão ser apresentados no BURG. Se preferir (e tiver paciência), substitua todos os ícones da subpasta. Atente-se de que cada sistema é representado por dois ícones: um em destaque ou outro não destacado. Os dois devem ser substituídos. Feito isso, use o comando abaixo para atualizar a lista de temas. Na inicialização, usando o atalho de teclado apropriado, indicado aqui, selecione o tema personalizado.
sudo update-burg