Browsing this Thread:   1 Anonymous Users

Bottom   Previous Topic   Next Topic  Register To Post

Instalar o Mint num HD externo
Usuário

Benutzerinformationen
fala ae galera.....
sou novo aqui no forum...já estou familiarizado com linux por ser usuario a alguns anos (Big Linux) mas ouvi falar muito bem do Mint e estava afim de testar...mas sem deletar os SOs que eu tenho...ou seja...precisava instalar ele no HD externo....tem como?

vlw!!!

Posted on: 4/2/2011 17:08
Print Twitter Facebook Google Buzz Linkedin Del.icio.us Digg Reddit Mr. Wong Report

Re: Instalar o Mint num HD externo
Usuário

Benutzerinformationen
dá p/ instalar tranquilo, mas quando eu quero só testar e uso o virtualbox, mas usando o hd externo, o bom disso é que eu posso levar minha instalação p/ qq computador que tenha uma máquina virtual, pois a configuração é rapidinha já que o S.O. já está instalado no HD, entao é só configurar a máquina virtual

Posted on: 4/2/2011 18:52
Print Twitter Facebook Google Buzz Linkedin Del.icio.us Digg Reddit Mr. Wong Report

Usuário

Benutzerinformationen
oi MaxPresi, seja bem-vindo ao fórum linux mint brasil e ficamos contente que vc tenha escolhido o mint. acredito que dá para instalar qualquer sistema operacional em um hd externo. eu particulamente pretendo testar uma distro em um hd externo que ganhei de presente de meu brother! acho legal ver outras opniões e para isto posto uma página web para vc consultar:

http://www.guiadohardware.net/dicas/ubuntu-pendrive.html

qualquer dúvida poste-a aqui!

vlw fwi, Holmes

Posted on: 5/2/2011 0:21

Usuário

Benutzerinformationen
olha só galera...achei um modo de fazer o que o GdH fala só que no Windows: http://www.pendrivelinux.com/run-linu ... 9-from-a-usb-flash-drive/...mas tipo...nesse site você encontra para qualquer distro do linux....mas esse link é especifico pro mint

mas minha duvida continua...eu nao quero um "liveHD" eu quero uma instalação completona mesmo....tipo como se foce no HD interno....

outra parada...nesse tuto..ele cria uma imagem (no outro q vcs mandaram também)...tipo...as coisas que eu copiar para pastas musicas, videos, imagens e qualquer outra coisa que eu "copiar pro Mint" vai para essa imagem??? com os Programas adiquiros pela APP-GET??? ou vai pro hd normalmente?

vlw galera inteligente ^^

Posted on: 5/2/2011 2:46

Edited by MaxPresi on 05/02/2011 03:07:51
Reason:

Usuário

Benutzerinformationen
aqui em casa eu instalei no hd externo sem dificuldade e também em máquina virtual, foi tranquilo

Posted on: 5/2/2011 10:20

Usuário

Benutzerinformationen
Eu uso o UsbCreator do Fedora, ele tem um recurso que voce especifica um espaço(Stored in reserved extra space) para salvar arquivos, instalar aplicativos, e como a formatação é em FAT32 voce pode usar no Windows o espaço livre do pendrive.Eu uso o UsbCreator no Windows para gerar o pendrive. Abaixo um trecho de um tutorial que peguei na internet, não lembro de onde:

"
Note que existe uma opção para ajustar o volume de espaço destinado a salvar arquivos e documentos(Stored in reserved extra space).
Isso permite que o pendrive seja usado como uma instalação completa do sistema, onde você pode salvar arquivos, mudar as configurações, ou até mesmo instalar novos programas via apt-get.
Essa opção cria um arquivo chamado "casper-rw" no diretório raiz do CD, que é na verdade uma imagem de loopback, que é montada usando o UnionFS, o mesmo sistema que era usado no Knoppix (e outros live-CDs anteriores) para permitir salvar as configurações ao rodar a partir do CD. Este pequeno truque é o principal responsável por permitir que o sistema seja capaz de salvar as alterações, mesmo sendo instalado em uma partição FAT.
Ao examinar os arquivos dentro do pendrive depois da instalação, você notará que ele passa a conter uma estrutura de arquivos similar à encontrada no CD de instalação. Apesar disso, você pode continuar usando o espaço livre para salvar arquivos normalmente, inclusive a partir do Windows.
Mais uma dica é que você pode acessar os arquivos salvos dentro da instalação do pendrive (em qualquer distribuição) montando o arquivo "casper-rw" que, como comentei, é apenas uma imagem de loopback, criada para permitir que as configurações e arquivos do sistema sejam salvos em partições FAT. Para isso, acesse o pendrive e monte o arquivo usando o "mount -o loop", como em:
# mkdir /mnt/casper # mount -o loop casper-rw /mnt/casper
Acesse a pasta e você verá verá uma estrutura de arquivos similar aos de uma instalação Linux, basta acessar a pasta "/home/ubuntu", onde ficam armazenados os arquivos criados pelo usuário default do live-CD:(Modo texto)"

Posted on: 5/2/2011 15:51

Edited by Fernando Neto on 05/02/2011 16:07:44
Reason:

Administração

Benutzerinformationen

Olá, Fernando,
Imagino que você já saiba mas, o usb-creator também pode ser instalado no LMUE com o comando:
apt-get install usb-creator
abraços.

Citando:

Fernando Neto escreveu:
Eu uso o UsbCreator do Fedora, ele tem um recurso que voce especifica um espaço(Stored in reserved extra space) para salvar arquivos, instalar aplicativos, e como a formatação é em FAT32 voce pode usar no Windows o espaço livre do pendrive.Eu uso o UsbCreator no Windows para gerar o pendrive. Abaixo um trecho de um tutorial que peguei na internet, não lembro de onde:

"
Note que existe uma opção para ajustar o volume de espaço destinado a salvar arquivos e documentos(Stored in reserved extra space).
Isso permite que o pendrive seja usado como uma instalação completa do sistema, onde você pode salvar arquivos, mudar as configurações, ou até mesmo instalar novos programas via apt-get.
Essa opção cria um arquivo chamado "casper-rw" no diretório raiz do CD, que é na verdade uma imagem de loopback, que é montada usando o UnionFS, o mesmo sistema que era usado no Knoppix (e outros live-CDs anteriores) para permitir salvar as configurações ao rodar a partir do CD. Este pequeno truque é o principal responsável por permitir que o sistema seja capaz de salvar as alterações, mesmo sendo instalado em uma partição FAT.
Ao examinar os arquivos dentro do pendrive depois da instalação, você notará que ele passa a conter uma estrutura de arquivos similar à encontrada no CD de instalação. Apesar disso, você pode continuar usando o espaço livre para salvar arquivos normalmente, inclusive a partir do Windows.
Mais uma dica é que você pode acessar os arquivos salvos dentro da instalação do pendrive (em qualquer distribuição) montando o arquivo "casper-rw" que, como comentei, é apenas uma imagem de loopback, criada para permitir que as configurações e arquivos do sistema sejam salvos em partições FAT. Para isso, acesse o pendrive e monte o arquivo usando o "mount -o loop", como em:
# mkdir /mnt/casper # mount -o loop casper-rw /mnt/casper
Acesse a pasta e você verá verá uma estrutura de arquivos similar aos de uma instalação Linux, basta acessar a pasta "/home/ubuntu", onde ficam armazenados os arquivos criados pelo usuário default do live-CD:(Modo texto)"

Posted on: 5/2/2011 19:42

Usuário

Benutzerinformationen
mas vocês nao responderam uma pergunta....caso eu copie algo para a pasta home...ele vai ficar dentro dessa imagem??? outra coisa....nao tem nenhum programa que crie uma imagem dessa assima de 4048mb??? axei muito pouco 4gb só....

vlw!

Posted on: 6/2/2011 16:56

Usuário

Benutzerinformationen
Acho que você pode realizar a instalação (limpa) do linux mint no HD externo normalmente, mas você teria que apontar o GRUB da MBR do seu HD interno para onde está instalado o linux no HD externo...

Posted on: 6/2/2011 21:00
http://apresentandolinux.blogspot.com

Usuário

Benutzerinformationen
MaxPresi,

como o Ikeda disse, vc pode (e eu recomendo) que vc faça a instalação limpa do sistema no HD externo.

Porém não recomendo nenhuma modificação no grub para apontar o sistema no outro HD, pois será mais fácil controlar o boot pela bios já que vc possui 2 HDS. Isso te traria maior segurança em ter os sistemas totalmente independentes, e flexibilidade pois poderia inicializar o sistema instalado no hd externo em qualquer máquina que tenha opção de boot por USB.

Se necessitar inicializar o sistema em outro computador com hardware diferente do seu, tome o cuidado de inicializar primeiro em recovery-mode e fazer uma configuração automática do xorg para o sistema reconhecer por completo o teclado, vídeo e outras configurações.

Quase todas as placas-mães tem uma tecla de atalho para menu de boot, e na maioria dos casos são ou "F8" ou "F12", e estas devem ser pressionadas na inicialização para ter acesso a HD externo, DVDrom e etc que já estejam conectados a maquina.

Fazendo a instalação e gerenciamento de boot dessa forma, vc terá o sistema no Hd externo totalmente independente, e qualquer configuração ou arquivo que vc salvar, se manterá salvo, diferente do live-pendrive ou live-cd.

Posted on: 21/2/2011 12:02

Ninguém sabe nada que outros não possam aprender.

You can view topic.
You cannot start a new topic.
You cannot reply to posts.
You cannot edit your posts.
You cannot delete your posts.
You cannot add new polls.
You cannot vote in polls.
You cannot attach files to posts.
You cannot post without approval.
You cannot use topic type.
You cannot use HTML syntax.
You cannot use signature.