Browsing this Thread:   1 Anonymous Users

Bottom   Previous Topic   Next Topic  Register To Post

(1) 2 »

sidtj #1 [Resolvido] Conexão wifi muito lenta quando outro note específico se conecta!
Boa tarde,

Tenho um Toshiba Satellite antigo 32 bits (A355-S6943) e agora adquiri um novo 64 bits (S55T-c5325-4K). Ambos estão com Mint 18 e tudo funciona normalmente, exceto pelo seguinte:

- Se somente o note antigo estiver conectado ao wifi, ele funciona a mil por hora! Tudo ok.
- Mas se conecto o novo note ao mesmo wifi, o note antigo passa a não navegar mais ou navega com EXTREMA lentidão, impraticável.

Os hostnames eram iguais, mas mudei no note antigo e não deu certo. Pra ter certeza, formatei o note antigo e reinstalei o mint já com hostname diferente, mas mesmo assim o problema continua, inclusive quando usando o live-usb no note antigo.

Um ponto que pode ser suspeito: meu note novo usa Wifi padrão A/C enquanto o antigo é BGN. Mas todos os outros aparelhos (celular, xone, tablet e mesmo outros notebooks) funcionam junto com o note novo, só esse antigo que dá esse problema.

Alguém teria alguma sugestão pra ajudar?

Muito obrigado!
Sidney
Posted on: 21/11/2016 12:52

Edited by Francis on 27/11/2016 10:52:13
Reason: Correção do resolvido

dougpess #2 Re: Conexão wifi muito lenta quando outro note específico se conecta!
Acredito que o note antigo está sofrendo de interferência de sinal, o que pode indicar incompatibilidade de padrões.

Quem define que padrão os dispositivos podem usar é o roteador. Geralmente os modelos mais novos vem com o padrão b/g/n selecionado. Acesse as configurações wireless do seu roteador e tente outros padrões.

Ordenado os padrões do mais novo para o mais antigo: n > g > b

Agora se a dica não funcionar ou se o resultado não for satisfatório, recomendo adquirir um mini-adaptador wireless usb.
Posted on: 22/11/2016 19:25

Ela vai embora deixando os bebuns pra trás
Num rasto de caos e destruição
Você olha esse rapaz, arrasado e incapaz
De pensar em qualquer outra solução

Wellington #3 Re: Conexão wifi muito lenta quando outro note específico se conecta!
Modo de transmissão: A opção "Mode" (quando disponível) permite definir se o ponto de acesso operará em modo dual, atendendo clientes 802.11b e 802.11g (b and g), ou se ele ficará limitado a um único padrão (g only). No caso dos APs 802.11n, você tem a mesma opção, mas pode escolher entre atender apenas clientes 802.11n ou atender também os 802.11b/g.

Misturar clientes de dois padrões diferentes na mesma rede invariavelmente reduz a velocidade de transmissão pois, devido ao uso do meio de transmissão compartilhado (o ar), o ponto de acesso é forçado a efetivamente reduzir a taxa de transmissão ao atender os clientes mais lentos, o que pode ser um problema grave em redes congestionadas. Se você possui apenas clientes 802.11g, ou apenas 802.11n na rede, manter a compatibilidade com o padrão antigo apenas atrapalha.

retirado do site hardware.com.br
http://www.hardware.com.br/guias/rede ... less/parametros-rede.html
Posted on: 22/11/2016 20:26

Notebook Avell B153 SE Plus
Linux Mint 18 - Sarah - Cinnamon AMD64
Kernel 4.8.5-heiradi
Intel Core i5 Haswell
8GB RAM
Nvidia GeForce GT 730M

Steam welblade

Alex Zaggo #4 Re: Conexão wifi muito lenta quando outro note específico se conecta!
Creio que o Note antigo suporte apenas B G, já o novo como você disse é AC(mas é compatível com bgn (poucos roteadores trabalham em AC, normalmente é BGN) creio que o problema está no seu roteador, verifique também a quantidade de ip disponíveis e o tempo de concessão fornecido a cada ip. Independente das configurações dos notes o roteador tem que automaticamente selecionar a configuração adequada. Tente fixar um Ip em cada notebook também para ver se não estão entrando em conflito, faça um teste de ping entre a máquina e seu roteador, e um teste externo.
Posted on: 22/11/2016 23:54

Usuário Linux Número 582845
Meu Blog: http://www.meusistemalinux.blogspot.com.br

sidtj #5 Re: Conexão wifi muito lenta quando outro note específico se conecta!
Wellington e Alex, muito obrigado! Com a ajuda de vocês e muitas tentativas consegui resolver.

Primeiro testei no live-usb com ubuntu para ver se tinha algo relacionado ao mint (pois comecei a usar recentemente). O problema persistiu.

Depois, resetei o roteador para os padroes de fabrica. O problema ainda continou.

Então, segui a dica do Wellington e mudei o tipo padrão (bgn misto) para apenas N. E o erro continou.

Por fim, mudei novamente para G, e agora o "velhão" voltou a funcionar normalmente. E o novo note não parece ter sofrido nenhuma perda com a "redução" de qualidade. Mas acredito que vá reduzir o alcance do wifi, o fato de ter mudado para G. Mas por enquanto, vou deixar assim mesmo.

Obrigado pelas dicas aí galera.

Só pra constar, abri esse tópico no StackExchange: http://unix.stackexchange.com/questio ... hen-laptop-2-is-connected

Wellington, se você tiver uma conta lá, posta sua resposta que marco como aceita, blz?

Abraço galera. T+
Posted on: 23/11/2016 1:48

sidtj #6 Re: Conexão wifi muito lenta quando outro note específico se conecta!
Galera, vou ter que fazer apenas uma correção. Parece que o modo não era o único problema, ou talvez nem fosse o problema... vai saber. Só sei que eu, de insistente que sou, voltei para o padrão bgn misto mas mudei o canal do 11 para o 13 (o menos congestionado por aqui) e, acreditem, ambos os notes funcionaram.

Daí, só pra confirmar, resolvi voltar para o canal 11 e manter o bgn misto, ou seja, voltar ao jeito que estava quando não funcionava, mas agora não está mais com problema, tudo funciona normalmente. É uma zica ou não é? :-/

Mas reitero meus agradecimentos! Valeu! Abraço.

Posted on: 23/11/2016 2:10

Edited by sidtj on 23/11/2016 02:50:33
Reason: typos

dougpess #7 Re: Conexão wifi muito lenta quando outro note específico se conecta!
Nunca tive esse problema de canal pois sempre deixo setado na opção "Automático".
Mas como vivemos num mundo real, e não num mundo ideal, estamos sujeitos a esse tipo de anomalias.

Não esqueça de marcar o título do tópico como [Resolvido].
Posted on: 23/11/2016 3:23

Edited by dougpess on 23/11/2016 03:40:11
Reason: <3

Alexandre Quintela #8 Re: Conexão wifi muito lenta quando outro note específico se conecta!
Tive recentemente um problema de canal, passei a usar o canal 13 que estava descongestionado na minha área. Daí vieram os problemas, o notebook do meu filho e o Wifi da impressora não viam mais a rede, todos os outros dispositivos identificavam a rede wireless, menos eles dois. A rede daqui de casa sequer aparecia entre as opções de rede. Mudei o canal de 13 para 6, que também é livre por aqui, e o problema sumiu, todos os dispositivos passaram a ver a rede normalmente.

Outra situação que passei recentemente foi com rede limitada, isto é, os dispositivos se conectavam à rede wireless, mas não conseguiam navegar na internet. Pesquisei e descobri que o problema era de resolução do servidor DNS. Tentei mudar os servidores primário e secundário no próprio roteador, mas de algum modo meu provedor de internet resetava o roteador para a configuração padrão de DNS. Minha solução foi mudar o servidor DNS nos computadores, tablets, ipad e celulares e, também, definir ip estático nos celulares, tablets e ipad. Desse modo, o problema ficou resolvido.

O único porém desta solução é que sempre que alguém pede a senha do wifi lá de casa para usar o celular, preciso também configurar servidor DNS e ip estático no dispositivo do visitante.
Posted on: 23/11/2016 8:56

Ultrabook: Acer Aspire M5 - Intel Core i5 - 6Gb RAM - 500Gb HD - 20Gb SSD - Linux Mint 18 Xfce
Netbook: Asus EeePC 1025C 10.1' - Intel Atom N2600 - 2Gb RAM - 320Gb HD - Linux Mint 18 Xfce
Twitter: @PonteAlexandre

dougpess #9 Re: Conexão wifi muito lenta quando outro note específico se conecta!
Alguns problemas wireless onde a rede conecta mas a internet aparece indisponível mesmo quando você tem outros dispositivos acessando a internet normalmente, foi resolvido pra mim no roteador, alterando de um padrão misto qualquer para o padrão "g".
Posted on: 23/11/2016 9:23

sidtj #10 Re: Conexão wifi muito lenta quando outro note específico se conecta!
Então, eu já tinha tentado setar DNSs também, mas antes de perceber que o problema estava relacionado ao acesso simultâneo entre o novo e o velho note. Depois que percebi isso, passei pra outras possibilidades.

Enfim, estou satisfeito que esteja funcionando no padrão bgn misto porque a diferença entre N e G é muito significativa e eu teria que abrir mão dessas vantagens só por causa de um micro. Esse artigo tem algumas imagens que valem por mil palavras: http://www.securedgenetworks.com/blog ... less-solutions-are-better

É isso aí, por enquanto, dou o tópico por resolvido (vou marcar, obrigado por lembrar).

Valeu galera!
Posted on: 23/11/2016 16:57

(1) 2 »

You can view topic.
You cannot start a new topic.
You cannot reply to posts.
You cannot edit your posts.
You cannot delete your posts.
You cannot add new polls.
You cannot vote in polls.
You cannot attach files to posts.
You cannot post without approval.