Browsing this Thread:   1 Anonymous Users

Bottom   Previous Topic   Next Topic  Register To Post

Alex Camargo #1 [Resolvido] Sistema desligando sozinho (não é temperatura nem memória)
Oi, pessoal!
Estou com seguinte problema de uns tempos para cá. O meu notebook tem o Linux Mint 17.1 MATE 64bit e durante o uso está aparecendo o diálogo de desligamento do sistema sem eu pressionar nenhum comando.

Alguém já passou por isso? De imediato, pensei em desabilitar o desligamento por usuários normais, entretanto, além de não saber como fazer acho que não é a melhor opção.

Já verifiquei as memórias do computador e a temperatura do processador, ambas estão ok.

Pergunto.. Tem como eu bloquear esse processo shutdown?

Muito obrigado.
Posted on: 22/9/2016 14:18

Edited by Marcelo Alves on 07/10/2016 07:30:37
Reason: Adequação do prefixo [Resolvido] às recomendações

--
Alex Camargo
Viva a web!

Marcelo Alves #2 Re: Sistema desligando sozinho (não é temperatura nem memória)
Citando:

Alex Camargo wrote:
Oi, pessoal!
Estou com seguinte problema de uns tempos para cá. O meu notebook tem o Linux Mint 17.1 MATE 64bit e durante o uso está aparecendo o diálogo de desligamento do sistema sem eu pressionar nenhum comando.

Alguém já passou por isso? De imediato, pensei em desabilitar o desligamento por usuários normais, entretanto, além de não saber como fazer acho que não é a melhor opção.

Já verifiquei as memórias do computador e a temperatura do processador, ambas estão ok.

Pergunto.. Tem como eu bloquear esse processo shutdown?

Muito obrigado.
Qual ambiente você usa: Cinnamon, Mate, XFCE ou KDE?

Fique com Deus.
Posted on: 22/9/2016 15:58

:: João 3,16 ::
Recomendações da Administração
Como usar o Fórum
Doe mais que seu tempo!

luiz99 #3 Re: Sistema desligando sozinho (não é temperatura nem memória)
Para descartar 100% que não é hardware vc poderia entrar com o live cd para testar.

outra coisa que vc pode fazer (pelo menos para testar) é resetar seu sistema: http://www.linuxmint.com.br/forum/t-2 ... t_id=17257#forumpost17257

só não recomendo usar o rm -rf para não deletar os arquivos permanentemente, apenas renomeie reinicie e teste.
Posted on: 22/9/2016 20:29

Alex Camargo #4 Re: Sistema desligando sozinho (não é temperatura nem memória)
Amigos,

Eu uso o MATE. A opção de reset parece ser útil, ainda não rodei pois estou executando alguns experimentos do meu mestrado. O tempo de permanência ligado (sem reiniciar sozinho) ultimamente tem ultrapassado às 10 horas (dispensaria o live CD, talvez..).
Vou experimentar fazer uma atualização para a última versão do Linux Mint via Gerenciador de Atualizações. Em breve publico o resultado.

Obrigado. Deus abençoe!

Alex
Posted on: 28/9/2016 17:30

--
Alex Camargo
Viva a web!

Alex Camargo #5 Re: Sistema desligando sozinho (não é temperatura nem memória)
Pessoal.

Problema :

O botão de power do meu notebook está sendo ativado sozinho por alguma pane física. Eu alterei a ação do botão para "Perguntar", logo percebi o acionamento consecutivo. Também testei o Live CD (dica do amigo que respondeu este post) e o SO acusou a ação do mesmo.

Possíveis soluções:

Tentei desativar o botão usando a instrução que achei neste fórum: Link. Entretanto, o comando parece não ter funcionado. O 124 é o código do botão power:

xmodmap -'124 = NoSymbol'

Enfim, talvez um técnico em eletrônica consiga resolver o meu problema. Todavia, por ora, estou finalizando uns experimentos do mestrado. Pergunto, vocês teriam alguma outra alternativa via SO para eu desativar o botão físico?

Muito obrigado. Deus abençoe.

Alex
Posted on: 30/9/2016 11:51

--
Alex Camargo
Viva a web!

luiz99 #6 Re: Sistema desligando sozinho (não é temperatura nem memória)
aqui funcionou bem simples.

na central de controle "mate" fui em gerenciamento de energia, na segunda aba eu coloquei a opção "nao agir" quando o botão de desligar for pressionado, pronto.
Posted on: 1/10/2016 11:35

Alex Camargo #7 Re: Sistema desligando sozinho (não é temperatura nem memória)
Pessoal.
Já que o problema realmente era de hardware, caracterizando um pequeno desgaste na zona do botão de power, eu desmontei o notebook e deixei a placa de power "à mostra". Desse modo, consigo ligar o equipamento e o mesmo não se desliga mais sozinho.

Para quem tiver o interesse em visualizar a "gambiarra", eu postei uma foto no meu Instragram.

Muito obrigado.

Alex
Posted on: 6/10/2016 11:14

--
Alex Camargo
Viva a web!

You can view topic.
You cannot start a new topic.
You cannot reply to posts.
You cannot edit your posts.
You cannot delete your posts.
You cannot add new polls.