Opa cara,primeitamente, seja bem vindo.
Bom em relação a tua dúvida, o ubuntu torcou o ambiente gráfico, na 11.04, de la pra cá, foram varias polêmicas, o fato foi que ninguem gostou no ínicio, hoje ela ta muito mais estavél e leve, dependendo do PC, ele esta sim mais pesado, porem voce pode tentar com a Unity 2D, se tiver tentado com ela, e não tiver gostado e quiser testar o Mint, eu recomendo sim, eu vim pro Mint, por causa da Unity, o Mint como sabe é ubuntu-based, ou seja não faria muito efeito teoriacamente, mas o Mint tem suas particularidades, a principal é que ele não usa Unity, e tem varias opções de ambientes gráficos(KDE, LXDE, Cinnamon e MATE), este último, se destaca por ser um
fork do gnome2, traduzindo, gnome 2 "mascarado" ou seja, creio que vá gostar, ja que o Ubuntu usava gnome2, além do mais, o Mint, tem uma grande facilidade, como no Ubuntu, e na versão DVD,vem completa, com codecs multimídia, e uma boa gama de programas.
Resumindo: Eu recomendo que teste o Mint, é uma bela distro, leve e fácil, recomendo que baixe a versão com MATE, garanto que vai gostar, e vai rodar lisinho no seu PC.
Aqui tem o link que redireciona pra pag. de downloads, recomendo que baixe
esta, que é a MATE versão DVD, ja que a diferença de tamanho entre a versão sem codescs e a completa é minima, so 34 Megas, pode baixar esta ai.
Ai e só escolher forma de Down, torrent, ou normal mesmo, se for normal, baixa da UFPR, que é o espelho brasileiro.
Abraço!